Logo Google Fotos Ícone

Google Fotos Versão 1.0 Gratuito

2.54 MB
Funciona em: Windows
7/8/8.1/10
Adicionado em: 03/06/2015 Google Inc.
99K
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

Descrição

Leonardo Müller
Organize todos os momentos da sua vida sem se preocupar com espaço de armazenamento

Google Fotos é a nova ferramenta da Google que permite a você guardar todos os momentos da sua vida capturados em fotos de forma segura e prática.

Você pode sincronizar todos os seus dispositivos Android, iOS, Windows e OS X com o Google Fotos e escolher somente as pastas de imagens mais convenientes para guardar na nuvem. Além disso, o serviço oferece espaço ilimitado para armazenar suas fotografias, e isso não interfere nos GBs que você já tem no Google Drive.

No computador, o Google Fotos não tem uma interface propriamente dita. Tudo o que você pode fazer é instalar um aplicativo que sincroniza as pastas selecionadas com a nuvem. Na Bandeja do sistema, um ícone do serviço aparece e pode trazer uma pequena tela de configurações.

Google Fotos - Imagem 1 do software

Há uma opção para enviar todas as imagens presentes na Área de trabalho e outra para fazer o mesmo com fotos de câmeras e demais aparelhos conectados ao PC. Basicamente, isso faz com que você não precise transferir arquivos da sua câmera para o PC para que elas sejam copiadas para o Google Fotos.

Organizar na web

É na web em que as coisas realmente acontecem. Toda a organização das fotos deve ser feita pelo endereço http://photos.google.com/, assim como o gerenciamento de álbuns, criação de colagens etc.

Na sua tela inicial, o app online vai mostrar toda a sua coleção de imagens em uma organização baseada nas datas em que as capturas foram feitas. Se você quiser algo mais interessante, é possível clicar no menu de opções, no canto superior esquerdo, e conferir “Coleções”.

Com isso, todas as suas imagens feitas no mesmo lugar, com um mesmo tema ou em um dia específico ficarão agrupadas. É possível visualizar esse conteúdo em uma apresentação de slides bastante elaborada.

Google Fotos - Imagem 2 do software

Se, em vez de opções, você escolher “Assistente”, o Google Fotos vai mostrar todas as sugestões de organização, de colagens, notificações e outros detalhes que você pode gostar de conferir. É como se fosse a parte inteligente do serviço. Se ele encontra três ou quatro fotos bem parecidas, por exemplo, automaticamente uma colagem é criada em uma grade quadrada, pronta para compartilhar nas redes sociais.

Pesquisa

O mecanismo de buscas do Google Fotos é a outra parte inteligente do serviço. Ele consegue identificar o conteúdo das suas imagens mesmo que nenhuma tag tenha sido atribuída a elas. Por exemplo, se você tirou fotos de seu gato, basta pesquisar “gato”, no topo da tela, e o app vai mostrar todas as imagens relacionados disponíveis.

É possível fazer o mesmo com lugares, como praias, montanhas, horizontes, cidades e por aí vai. Fizemos um teste com “Futebol”, e ele trouxe fotos de estádios em que estivemos, inclusive algumas bastante antigas.

Nossa Opinião sobre o Google Fotos

Google Fotos é uma ferramenta de organização automática de imagens que torna esse procedimento algo muito mais simples do que você poderia imaginar.

Ele faz praticamente tudo sozinho, e deixa para você apenas o ato de tirar fotos. Isso acontece porque a Google tem um sistema de processamento de imagens que consegue identificar o contexto de cada foto, incluindo objetos, situações e lugares. Dessa maneira, itens similares são agrupados.

Prático e inteligente

Isso gera uma praticidade tremenda, já que você não tem que criar pastas de imagens específicas, não precisa atribuir tags a fotos nem fazer nada nessa linha. Basta fotografar e deixar o upload automático acontecer. Quando você quiser procurar alguma coisa, é só acessar o app online ou no smartphone e usar a barra de busca. Digite uma ou mais palavras-chave para encontrar o que deseja.

Esse sistema de pesquisa inclusive é um dos grandes destaques do Google Fotos. Ele funciona a partir de um método de processamento de imagens e transforma “contexto” em texto. Por exemplo, digitando “futebol” na área de busca, o serviço retorna todas as fotos feitas em estádios ou em campos de futebol. Pesquisando “música”, ele traz imagens de shows e coisas do gênero. O mesmo vale para coisas mais específicas: “Curitiba”, “Rio de Janeiro”, “cachorro”, “gato”, “árvore”, “cidade” e afins.

Sugestões

Vale lembrar ainda do “Assistente”, que mostra várias novidades sobre suas fotos que você talvez nem imaginasse que poderiam existir. Ele cria colagens automáticas, apresentações e traz informações sobre o upload de arquivos para a nuvem. A seção “Coleções” ainda junta grandes grupos de fotos similares e cria apresentações de slides divertidas.

No fim das contas, o melhor do Google Fotos, mesmo com todas essas ferramentas inteligentes, é o fato de não haver limites para armazenar imagens. Ou seja, é possível usar isso pelo resto da vida ou até a empresa resolver descontinuá-lo. Definitivamente vale a pena o teste.

Prós & Contras

Prós

  • Organização de fotos automaticamente
  • Agrupamento em "Coleções"
  • Sistema de buscas inteligente
  • Sem limites de armazenamento
  • Muito prático

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o Google Fotos

+2 Comentários
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!